Professores recebem formação sobre componente de Lógica de Programação

• Professores recebem formação sobre componente de Lógica de Programação
Publicado em 06/03/2024 - 10:28  |  Atualizado em 06/03/2024 - 10:44
O primeiro encontro foi em 27 de fevereiro, com o atendimento à 2ª CRE na E.M. Orsina da Fonseca (Foto: Divulgação/MultiRio)

Ciclo de encontros mobiliza coordenadores pedagógicos de unidades escolares de toda a Rede Municipal do Rio

Foi concluído nesta terça-feira (5) um ciclo de formações sobre o novo componente curricular de Lógica de Programação na Rede Municipal do Rio. Em colaboração entre a equipe da MultiRio e a Gerência de Educação Integral, a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro realiza uma série de encontros, que abrangem todas as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Com a participação de coordenadores pedagógicos de escolas de toda a Rede, o objetivo é torná-los multiplicadores entre os professores de suas unidades escolares.

Nos encontros, destinados aos coordenadores pedagógicos das escolas da Educação Integral com Anos Iniciais (1º ao 5º ano), é apresentado o componente curricular de Lógica de Programação, sua relação com a cultura digital e as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), além da matriz de habilidades curriculares para cada ano de escolaridade. Atividades mão na massa do componente, para que os participantes executem e façam uma reflexão, também estão na pauta.

Durante a formação, os professores também poderão saber mais sobre o curso Aprendizagem Mão na Massa, que, em sua versão compacta de 10 horas, foi desenvolvido como mais um material de apoio ao trabalho do professor com a Lógica de Programação. O documento orientador do componente, junto com o livro de atividades e vídeo de orientação, são outros recursos de apoio ao docente.

O componente curricular de Lógica de Programação tornou-se parte do currículo dos anos iniciais (1º ao 5º ano) da Educação Integral na Rede Municipal do Rio. O material elaborado é formado por um documento orientador, pelo caderno didático – este apresenta a diretriz curricular, uma matriz de habilidades e uma matriz de priorização – e pelo livro de atividades do 1º bimestre para cada ano de escolaridade.

A computação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o pensamento computacional, cultura maker e atividades plugadas e desplugadas são alguns dos temas que os professores encontram no material para apoiar seu trabalho em sala de aula. No site do Material Rioeduca (www.multi.rio/materialrioeduca), os e-books podem ser encontrados em cada ano de escolaridade correspondente dentro da opção “Material Rioeduca”.

Curso mão na massa

Programação, robótica, sustentabilidade e cultura maker são alguns dos temas que os professores encontram no curso Aprendizagem Mão na Massa, disponível na plataforma EaD da Escola de Formação Paulo Freire (https://eadepf.rioeduca.rio.gov.br/). O curso possui a versão de 20 horas e a versão compacta de 10 horas, esta última com conteúdos orientados para apoiar o trabalho com o componente de Lógica de Programação. As duas versões foram inspiradas na abordagem STEAM do modelo dos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GET), com sugestões de atividades plugadas e desplugadas. Os cursos podem ser realizados por todos os professores da Rede Municipal do Rio, mas são especialmente voltados aos das unidades de Educação Integral, dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano).

A MultiRio – Empresa Municipal de Multimeios Ltda. tem como objetivo promover ações em diferentes meios tecnológicos articuladas com a política pública municipal de educação do Rio de Janeiro. Desenvolve produtos em diversas mídias e plataformas, tendo em vista sua apropriação crítica por crianças, jovens e adultos. Suas produções estão disponíveis no Portal MultiRio, em mídia impressa e nas mídias sociais digitais. Incluem séries audiovisuais e radiofônicas, animações, jogos, reportagens, artigos e demais publicações – jornais, revistas e livros –, que contribuem para o desenvolvimento da ação docente e para a ampliação do acesso a conteúdos e práticas diversos pela comunidade escolar.

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:
    Rua Dom Marcos Barbosa, 2, Torre B, 4ª andar
    Cidade Nova – Rio de Janeiro/RJ

(entrada pela rua Ulysses Guimarães, nº 16)
    CEP: 20211-178

HORÁRIO DE ATENDIMENTO DA OUVIDORIA:
    De segunda à sexta das 10h às 17h (dias úteis)

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO (exclusivo para imprensa):
    E-mail: multirio.ascom@gmail.com

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    Ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma cidade com o código de área diferente do 21.

PORTAL: