MultiRio Itinerante leva oficinas sobre alfabetização às 11 CREs da cidade

• MultiRio Itinerante leva oficinas sobre alfabetização às 11 CREs da cidade
Publicado em 08/06/2022 - 17:39  |  Atualizado em 11/07/2022 - 18:04
Oficinas MultiRio Itinerante com Meias AventurasAs oficinas do MultiRio Itinerante utilizam o kit O Camarim Meio Mágico e outros recursos do projeto Meias Aventuras da MultiRio (Divulgação/MultiRio)

Junto com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) da pasta, o projeto MultiRio Itinerante começa nesta quarta-feira (8), com prosseguimento ao longo do mês de junho, em um giro por todas as CREs da cidade.

Com ações em todas as 11 CREs, este ciclo do projeto MultiRio Itinerante tem foco na alfabetização com os recursos do kit Meias Aventuras, produção multiplataforma da MultiRio, ampliando o universo de ação junto às escolas da Rede Municipal do Rio.

Nas oficinas, coordenadores pedagógicos de unidades escolares com turmas de alfabetização participam de dinâmicas com a equipe do MultiRio Itinerante – formada por representantes da MultiRio, da Gerência de Anos Iniciais da secretaria e interlocutores da CREs. A proposta é que se tornem multiplicadores no desenvolvimento de atividades diversas com o Meias Aventuras em sala de aula.

Oficina na Escola de Formação Paulo Freire

O MultiRio Itinerante promoveu no dia 3 de junho, na Escola de Formação Paulo Freire, uma prévia da oficina para formadores. Divididos em grupos, os participantes do encontro realizaram dinâmicas com os kits do projeto Meias Aventuras, conheceram seus principais objetivos e utilizaram os materiais pedagógicos e os fantoches de meia na criação de histórias.

O projeto MultiRio Itinerante também possibilita que as escolas, na condição de espaços privilegiados de diálogo e trocas, que refletem valores, experiências, domínios e aplicações das várias práticas pedagógicas no cotidiano escolar, contribuam na orientação e criação de novos produtos.

Meias Aventuras

O projeto, desenvolvido pela MultiRio, compreende um conjunto de recursos pedagógicos lúdicos, impressos e digitais, como vídeos, jogos, fantoches de meia, e outros que, de forma divertida e interativa, favorecem a apropriação e a criação de narrativas no período da alfabetização, como apoio estratégico aos processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.

Conheça o Projeto Meias Aventuras.

A MultiRio – Empresa Municipal de Multimeios Ltda. tem como objetivo promover ações em diferentes meios tecnológicos articuladas com a política pública municipal de educação do Rio de Janeiro. Desenvolve produtos em diversas mídias e plataformas, tendo em vista sua apropriação crítica por crianças, jovens e adultos. Suas produções estão disponíveis no Portal MultiRio, em mídia impressa e nas mídias sociais digitais. Incluem séries audiovisuais e radiofônicas, animações, jogos, reportagens, artigos e demais publicações – jornais, revistas e livros –, que contribuem para o desenvolvimento da ação docente e para a ampliação do acesso a conteúdos e práticas diversos pela comunidade escolar.

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:
    Rua Dom Marcos Barbosa, 2, Torre B, 4ª andar
    Cidade Nova – Rio de Janeiro/RJ

(entrada pela rua Ulysses Guimarães, nº 16)
    CEP: 20211-178

HORÁRIO DE ATENDIMENTO DA OUVIDORIA:
    De segunda à sexta das 10h às 17h (dias úteis)

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO (exclusivo para imprensa):
    E-mail: multirio.ascom@gmail.com

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    Ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma cidade com o código de área diferente do 21.

PORTAL: