Leitura e tecnologia em atividades da MultiRio com estudantes nesta sexta (1º)

• Leitura e tecnologia em atividades da MultiRio com estudantes nesta sexta (1º)
Publicado em 30/11/2023 - 16:24  |  Atualizado em 30/11/2023 - 16:25
A MultiRio terá participação na Flivila - Festa Literária da Vila Isabel e na II Feira Tecnológica da 6ª CRE, com produções relacionadas a leitura e construção de narrativas, e oficina maker (Reprodução/MultiRio).

A MultiRio estará com um espaço, nesta sexta-feira (1º), na primeira edição da Flivila – Festa Literária da Vila Isabel. O evento, que acontece na quadra da escola de samba, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realiza sua primeira edição com diversas atividades da secretaria para os estudantes, lançamentos de livros, debates, oficinas, apresentações musicais e distribuição de livros para os alunos da Rede Municipal do Rio.

Para os alunos que visitarão a festa literária, a MultiRio apresenta algumas das suas produções relacionadas à leitura e à construção de narrativas, como a coleção de livros com realidade aumentada Que Medo!. A série é formada pelos títulos As Pintas do Júnior; Hugo, o Monstro; Voa, João e Aquitã, o Indiozinho – cada um fala sobre um medo do universo das crianças e sua superação, e também conta com curtas de animação.

Também estarão no estande os paper toys dos personagens Rioeduca – versões para imprimir e montar que podem inspirar diversas atividades dos alunos – e o kit O Camarim Meio Mágico do projeto Meias Aventuras, com meia, lã, ilustrações e outros materiais para a criação de histórias a partir de um fantoche.

No mesmo dia (1º), a tecnologia é o tema do evento que acontece no GET Coelho Neto, das 9h às 15h. A II Feira Tecnológica da 6ª CRE expõe trabalhos realizados pelos alunos de várias escolas da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e conta com a participação de estudantes dos Anos Iniciais e dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A MultiRio participa pela segunda vez, oferecendo uma oficina maker aos estudantes presentes.

Inspirada em uma das atividades do material GET na Prática – Volume I, a oficina Brilha, Vagalume propõe a montagem do inseto – o esquema é impresso para depois recortar, montar e customizar -, que inclui materiais como bateria de lítio e LED para o vagalume “ganhar vida”. O estudante leva depois sua criação para casa. O GET na Prática – Atividades Pedagógicas no Colaboratório, produzido pela MultiRio em parceria com a Subsecretaria de Ensino da SME, é formado por e-book e vídeos e busca apoiar os professores com propostas de atividades nos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GET).

A MultiRio – Empresa Municipal de Multimeios Ltda. tem como objetivo promover ações em diferentes meios tecnológicos articuladas com a política pública municipal de educação do Rio de Janeiro. Desenvolve produtos em diversas mídias e plataformas, tendo em vista sua apropriação crítica por crianças, jovens e adultos. Suas produções estão disponíveis no Portal MultiRio, em mídia impressa e nas mídias sociais digitais. Incluem séries audiovisuais e radiofônicas, animações, jogos, reportagens, artigos e demais publicações – jornais, revistas e livros –, que contribuem para o desenvolvimento da ação docente e para a ampliação do acesso a conteúdos e práticas diversos pela comunidade escolar.

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:
    Rua Dom Marcos Barbosa, 2, Torre B, 4ª andar
    Cidade Nova – Rio de Janeiro/RJ

(entrada pela rua Ulysses Guimarães, nº 16)
    CEP: 20211-178

HORÁRIO DE ATENDIMENTO DA OUVIDORIA:
    De segunda à sexta das 10h às 17h (dias úteis)

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO (exclusivo para imprensa):
    E-mail: multirio.ascom@gmail.com

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    Ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma cidade com o código de área diferente do 21.

PORTAL: