• Formação de agência de notícias Andar está disponível para professores da Rede Municipal do Rio
Publicado em 07/08/2023 - 18:12  |  Atualizado
A formação é destinada tanto aos docentes de iniciativas escolares que já fazem parte da agência quanto aos que desejam ingressar. (Divulgação/Ascom MultiRio)

A partir desta segunda-feira (7), os professores da Rede Municipal do Rio podem acessar o Percurso Formativo Andar, disponível na plataforma EaD da Escola de Formação Paulo Freire. A formação faz parte das ações relacionadas à Andar – Agência de Notícias dos Alunos da Rede e é destinada tanto aos docentes de iniciativas escolares que já fazem parte da agência quanto aos que desejam ingressar, além dos professores que querem saber mais sobre produção jornalística estudantil. Fake news, podcast, telejornalismo, redação para redes sociais e fotojornalismo são alguns dos temas da formação, com profissionais da MultiRio e composta por vídeos e sugestões de atividades práticas.

A Andar – Agência de Notícias dos Alunos da Rede busca reconhecer e desenvolver iniciativas de jornalismo estudantil existentes na Rede Municipal do Rio, e estimular novas práticas. Os próprios alunos participantes publicam suas notícias no site do projeto. Novas adesões podem ser feitas por formulário no site (área Quem Somos) ou pelo edital de midiaeducação da plataforma Cartografias de Boas Práticas da Rede, que lança chamadas periódicas.

A MultiRio – Empresa Municipal de Multimeios Ltda. tem como objetivo promover ações em diferentes meios tecnológicos articuladas com a política pública municipal de educação do Rio de Janeiro. Desenvolve produtos em diversas mídias e plataformas, tendo em vista sua apropriação crítica por crianças, jovens e adultos. Suas produções estão disponíveis no Portal MultiRio, em mídia impressa e nas mídias sociais digitais. Incluem séries audiovisuais e radiofônicas, animações, jogos, reportagens, artigos e demais publicações – jornais, revistas e livros –, que contribuem para o desenvolvimento da ação docente e para a ampliação do acesso a conteúdos e práticas diversos pela comunidade escolar.

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:
    Rua Dom Marcos Barbosa, 2, Torre B, 4ª andar
    Cidade Nova – Rio de Janeiro/RJ

(entrada pela rua Ulysses Guimarães, nº 16)
    CEP: 20211-178
    Tel. (21) 2976-9485

HORÁRIO DE ATENDIMENTO DA OUVIDORIA:
    De segunda à sexta das 10h às 17h (dias úteis)

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO (exclusivo para imprensa):
    E-mail: multirio.ascom@gmail.com

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    Ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma cidade com o código de área diferente do 21.

PORTAL:
    www.1746.rio