Acolhimento do projeto Andar recebe professores das escolas participantes

• Acolhimento do projeto Andar recebe professores das escolas participantes
Publicado em 08/03/2024 - 18:01  |  Atualizado
Professores responsáveis pelos projetos de jornalismo estudantil em suas unidades escolares estiveram no primeiro encontro do ano da Agência de Notícias dos Alunos da Rede (Divulgação/MultiRio)

Na quinta-feira (7), os professores responsáveis pelos projetos de jornalismo estudantil em suas unidades escolares estiveram na MultiRio para o primeiro encontro do ano da Andar – Agência de Notícias dos Alunos da Rede. Estiveram presentes professores tanto de projetos que participam da agência desde sua fase piloto quanto de unidades escolares que ingressaram na ação este ano, com representação de escolas localizadas em toda a cidade. A Andar estimula e desenvolve iniciativas de produção jornalística nas escolas da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro, e é realizada em colaboração entre a Subsecretaria de Ensino da Secretaria Municipal de Educação e a MultiRio.

No encontro, os professores puderam conhecer as bases teóricas do projeto, a construção da matriz de habilidades curriculares da Andar, a formação disponível aos professores na plataforma EaD da Escola de Formação Paulo Freire (https://eadepf.rioeduca.rio.gov.br/), entre outros. Também puderam trocar experiências sobre seus projetos e saber mais sobre a participação da Andar na cobertura jovem do G20, fórum mundial que, neste ano, está sob a presidência do Brasil e realiza encontros no Rio de Janeiro ao longo do ano. No encerramento do encontro, a presidente da MultiRio, Maíra Moraes, agradeceu a presença de todos e reforçou o apoio ao trabalho docente e o compromisso em contribuir para a aprendizagem dos alunos.

Segundo a professora Jillian Antunes, do GEO Fernando de Azevedo (10ª CRE), em Santa Cruz, que entrou na Andar neste ano com o projeto EMFA Mídia, a sistematização apresentada é um apoio importante a esse trabalho nas escolas. “Tem dado certo graças à força da comunidade, mas estar com profissionais que estão nessa área há muito tempo, mostrando quais são os passos fundamentais e necessários, vai agregar muito ao projeto”, contou.

Atualmente, 62 escolas estão participando da Andar. Além da adesão à agência, o tema do jornalismo estudantil também está em uma das novas eletivas oferecidas pela secretaria, com material estruturado, no ano letivo de 2024. Elas são voltadas para os estudantes de anos finais (6º ao 9º ano) das escolas de Ensino Integral e podem ser desenvolvidas na oferta definida pela unidade escolar. As notícias produzidas pelos estudantes das escolas municipais estão em www.multi.rio/andar.

A MultiRio – Empresa Municipal de Multimeios Ltda. tem como objetivo promover ações em diferentes meios tecnológicos articuladas com a política pública municipal de educação do Rio de Janeiro. Desenvolve produtos em diversas mídias e plataformas, tendo em vista sua apropriação crítica por crianças, jovens e adultos. Suas produções estão disponíveis no Portal MultiRio, em mídia impressa e nas mídias sociais digitais. Incluem séries audiovisuais e radiofônicas, animações, jogos, reportagens, artigos e demais publicações – jornais, revistas e livros –, que contribuem para o desenvolvimento da ação docente e para a ampliação do acesso a conteúdos e práticas diversos pela comunidade escolar.

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:
    Rua Dom Marcos Barbosa, 2, Torre B, 4ª andar
    Cidade Nova – Rio de Janeiro/RJ

(entrada pela rua Ulysses Guimarães, nº 16)
    CEP: 20211-178
    Tel. (21) 2976-9485

HORÁRIO DE ATENDIMENTO DA OUVIDORIA:
    De segunda à sexta das 10h às 17h (dias úteis)

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO (exclusivo para imprensa):
    E-mail: multirio.ascom@gmail.com

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    Ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma cidade com o código de área diferente do 21.

PORTAL:
    www.1746.rio